Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: gestão ambiental e marketing verde
- apusconsultoria
- 11 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de jun. de 2023
O que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, quais empresas ou atividades precisam elaborá-lo e as vantagens da sua implementação.

Se você possui uma empresa geradora de resíduos sólidos, pode ser que em algum momento você já tenha se deparado com a necessidade de elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Mas qual a necessidade de elaborar o PGRS? E quais as vantagens de aplicá-lo no dia a dia da sua atividade? Nesse artigo vamos responder essas dúvidas, e além disso, demonstrar que além de cumprir com as exigências ambientais, o PGRS pode ser uma ferramenta para reduzir custos, aumentar a renda e contribuir para o marketing verde do seu negócio.
O que é o PGRS e quais empresas precisam elaborá-lo?
O gerenciamento adequado de resíduos sólidos é um tema cada vez mais relevante na sociedade atual. Com o aumento do consumo e consequentemente do descarte de materiais, é fundamental adotar medidas eficientes para garantir o gerenciamento adequado de resíduos.
Neste sentido, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS foi instituído como um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/2010, com o objetivo de estabelecer diretrizes a fim de garantir que os resíduos sejam descartados corretamente, de forma a preservar o meio ambiente e evitar problemas de saúde pública.
Com isto, o PGRS se tornou uma exigência legal para empresas ou atividades que geram resíduos além dos considerados como resíduos domésticos (orgânicos, sanitários e recicláveis), ou estes em grandes volumes. Tais como:
Geradores de resíduos industriais;
Empresas ou empreendimentos geradores de resíduos de construção civil;
Geradores de resíduos de serviços de saúde, como hospitais, clínicas médicas, veterinárias e similares;
Atividades agrossilvipastoris;
Estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços que gerem produtos perigosos ou resíduos domésticos em grandes volumes.
Assim, se a sua empresa se enquadra em alguma destas categorias, você deve elaborar o PGRS para que esteja em conformidade com a legislação ambiental. Contudo, além da obrigação legal, a elaboração do PGRS pode também trazer benefícios para sua atividade.
Quais são as vantagens de implantar o PGRS em uma empresa?
De maneira geral, o PGRS é um documento técnico, elaborado por profissional habilitado, que irá identificar a tipologia e quantidade de resíduos gerados por uma determinada atividade ou empresa, e posteriormente, estabelecer as práticas adequadas para a segregação, armazenamento, coleta, transporte e destinação final destes resíduos.
Durante o diagnóstico inicial para elaboração do PGRS, é possível identificar a geração dos resíduos em cada setor, etapas de processo e os tipos e quantidades geradas. A partir disto, o responsável técnico, juntamente com o empreendedor e responsáveis da empresa, podem avaliar o motivo por qual um um determinado resíduo está sendo gerado em grande volume no processo, e, não sendo possível sua redução, buscar alternativas para reaproveitá-lo no processo produtivo, ou ainda, agregar valor neste resíduo ao vendê-lo para uma empresa que possa utilizá-lo como matéria prima.
Assim, dentre os benefícios advindos da elaboração do PGRS, podemos citar a possibilidade de redução no uso de insumos e consequentemente redução de custos, aumento da renda pela comercialização de resíduos, gerenciamento adequado dos resíduos gerados, além de transmitir uma imagem positiva da empresa para a sociedade.
Contudo, vale destacar que a elaboração do PGRS é o início de uma sucessão de atividades, uma vez que para sua correta implantação é necessário que todos os envolvidos por sua execução estejam capacitados e engajados a promovê-lo. De forma que o PGRS seja um instrumento utilizado no dia a dia da empresa, que deverá ser acompanhado e atualizado periodicamente a fim de trazer os resultados esperados.
Tornando o PGRS um aliado de valor ao marketing verde da sua empresa
O marketing verde é uma estratégia de marketing que busca associar a imagem da empresa a práticas sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente. Empresas que visam se destacar no mercado devem estar cada vez mais atentas a demonstração de práticas de responsabilidade social e ambiental, uma vez que podem aumentar a fidelidade dos clientes, atrair novos consumidores conscientes e melhorar a reputação da empresa.
Neste sentido, uma empresa que adota práticas sustentáveis em sua gestão de resíduos sólidos, como a elaboração e implementação de um PGRS eficiente, pode utilizar essa informação em sua estratégia de marketing verde. Podendo, por exemplo, destacar em sua comunicação e publicidade a adoção de medidas como a separação e destinação adequadas dos resíduos sólidos gerados em sua atividade.
É importante lembrar, no entanto, que o marketing verde precisa ser autêntico e baseado em práticas reais da empresa, do contrário, a estratégia pode gerar efeitos negativos e prejudicar sua imagem. Por isso, é fundamental que a adoção de práticas sustentáveis por uma empresa não seja apenas por questões de imagem, mas pelo seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental.
Comentários